Photobucket

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Retorno das atividades.

Apos alguns dias sem atualização o blog voltará em alguns dias com as últimas notícias.

Destaques dos últimos dias.

Azul vai iniciar operação com nova aeronave ATR 72-600 no Leite Lopes

Passaredo passará a operar no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro e deixa de operar no Santos Dumont.

Polêmica ampliação do aeroporto Leite Lopes ganha destaques nos principais jornais da cidade.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aeroporto Leite Lopes vai ganhar ‘puxadinho’ - Jornal A cidade.


Segundo Geraldo Alckmin, estratégia permite manter local dentro da faixa da curva de ruído e da zona de segurança


Para consolidar a internacionalização do aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu autorizar um "puxadinho" de 600 metros na pista de pouso e decolagem.
A obra foi confirmada neste domingo (16) pelo tucano em visita a Barretos, onde entregou uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), e a Orlânida, onde assinou autorização para obras de saneamento básico.
"Achamos a solução para respeitar a decisão judicial, a de prolongar a pista em 300 metros de um lado e 300 metros do outro", diz.
Pela estratégia definida, a pista se mantém dentro da faixa da curva de ruído e da zona de segurança. "Assim, podem descer aviões maiores e se consolida o aeroporto internacional em Ribeirão."
Sobre os prazos para o início das obras de ampliação da pista, Alckmin afirma que "tudo está bem encaminhado e agora é rápido, desde que a autorização judicial saia rápido".
A pista do Leite Lopes tem 2,1 mil metros. A secretaria dos Transportes deve concluir até o fim do mês os estudos sobre o laudo da curva de ruído encomendado ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
Entre outras melhorias, o governador anunciou que entrega até o fim do ano as melhorias no aeroporto, como a modernização do sistema de iluminação e de segurança da pista. Outros investimentos envolvem a pista de taxiamento, o terminal e a instalação do raio-X.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aeroporto Leite Lopes movimenta 49,7% mais. - Jornal A CIDADE


No acumulado dos nove primeiros meses do ano, total de embarques e desembarques chega a 848,1 mil.


O Aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, movimentou 49,7% mais passageiros em setembro, na comparação com o mesmo período de 2010.
Foram 87.070 embarques e desembarques nos 30 dias do mês passado, contra 58.180 em setembro do ano anterior. Os números acabam de ser divulgados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), que pertence ao governo estadual e é responsável pela administração de 30 aeroportos do interior paulista.
Na comparação com a movimentação de agosto último, que registra 86.982 passageiros, setembro também registrou alta, mas de 10,1%.
Acumulado
No acumulado dos nove primeiros meses, o Leite Lopes totaliza 848,1 mil passageiros, movimento 78% maior sobre o mesmo período do ano passado, que contabilizou 474,3 mil embarques e desembarques.
A movimentação acumulada de passageiros do Leite Lopes representa 44,3% do 1.913 milhão de embarques e desembarques registrados nos primeiros nove meses do ano nos 30 aeroportos administrados pelo Daesp.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TRIP desiste dos novos vôos em Ribeirão.

A empresa aérea TRIP recebeu autorização da ANAC para operar mais um vôo entre Ribeirão e Belo Horizonte e um outro vôo entre Ribeirão e Londrina. No entanto nesta última semana a empresa solicitou alteração desta rota que nem se quer chegou a  ser disponibilizada para vendas. O vôo que seria Belo Horizonte/ Ribeirão Preto / Londrina deverá operar Belo Horizonte / Campinas / Londrina.

Com a desistência a empresa continua operando apenas uma frequência diária em Ribeirão Preto.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

PASSAREDO QUER NOVOS VÔOS EM RIBEIRÃO.

A Passaredo solicitou a ANAC novos vôo o aeroporto de Ribeirão Preto. Se aprovados os novos vôos serão operados para Uberlândia e Rio de Janeiro (galeão) a partir de 16/11/2011.  Alem destes novos pedidos também há solicitação de alteração nos vôos de Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

Os horários dos novos vôos solicitados e das alterações você confere em breve aqui.

Novos vôos: Início previsto para 16/11/2011, se aprovados pela ANAC.

Ribeirão Preto 06:15 / Rio de Janeiro (galeão) 07:20 (2a a Sábado) - vôo 2254
Rio de Janeiro (galeão) 07:50 / Ribeirão Preto 09:00 (2a a Sábado) - vôo 2255

Ribeirão Preto 19:05 / Rio de Janeiro (galeão) 20:15 (Domingo a 6a) - vôo 2256
Rio de Janeiro (galeão) 20:45 / Ribeirão Preto 21:55 (Domingo a 6a) - vôo 2257

Ribeirão Preto 09:40 / Uberlândia 10:05 - (Domingo a 6a) - vôo 2255
Uberlândia 18:00 / Ribeirão Preto 18:35 - (Domingo a 6a) - vôo 2256

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Juizado Especial Cível de Ribeirão Preto condena Webjet a ressarcir passageiros apos mudança de regras tarifárias.

A Webjet foi condenada em 1ª instancia no Juizado Especial cível da comarca de Ribeirão Preto, São Paulo a devolver a um passageiro a quantia devida referente ao reembolso pelas passagens por ele adquirida.

O Passageiro vencedor da demanda comprou uma passagem no mês de novembro 2010 para utilização em fevereiro de 2011, no por motivos pessoais esteve impedido de embarcar e solicitou o reembolso do valor. Quando da contratação o valor do reembolso era de 40% da tarifa.

A empresa agindo de má fé alterou o contrato unilateralmente e se recusava a devolver tal quantia, alegando que a taxa de reembolso seria maior do que o valor a ser devolvido. A Webjet alegava na época da solicitação do reembolso que a regra tarifária aplicável seria a do momento e não a da contratação, fato este vedado por lei, já que o contrato foi estabelecido no momento da compra e as regras a serem aplicadas seriam aquelas e não as que a Webjet entendesse melhor.

A decisão cabe recurso.

Abaixo trecho da sentença condenatória:

RIBEIRÃO PRETO Juizado Especial Cível

Processo: XXX/2011- CONDENACAO EM DINHEIRO - Movida por XXXX em face de WEBJET LINHAS AEREAS S A - Tópico final da r.sentença de fls.71: "... Ante o exposto, julgo parcialmente procedente a ação movida por XXXXX contra WEBJET LINHAS AÉREAS S/A, a quem condeno no pagamento de R$ 67,20, corrigido a partir do ajuizamento da ação e com juros de mora de 1% ao mês, contados da citação. Deixo de condenar a parte vencida em custas e honorários, posto que incabíveis em primeiro grau de jurisdição. Nota do cartório: Prazo de recurso 10 dias contados da intimação. NOTA DO CARTÓRIO: O valor a ser recolhido em caso de recurso correspondente à soma das parcelas previstas nos incisos I e II, do art. 4º, da Lei nº 11.608/03, sendo o mínimo de 5 UFESP'S para cada parcela, em cumprimento ao art.54, parágrafo único, da Lei 9.099/95. Valor a recolher: R$ 174,50 (guia GARE código 230-6), mais R$ 25,00 de porte de remessa e retorno por volume (guia GARE 110-4). Fica ainda, a parte vencida notificada que, nos termos do artigo 475-J, do CPC, até o prazo de 15 (quinze) dias, deverá efetuar o pagamento do montante da condenação, sob pena de acréscimo de multa no percentual de dez por cento, sem prejuízo de, a requerimento da parte vencedora e observado o disposto no artigo 614, inciso II, do CPC, ser expedido mandado de penhora e avaliação. 

Posto da Policia Militar em funcionamento no Aeroporto.

Já esta em operação no aeroporto Leite Lopes o posto da Polícia Militar. Após vários anos sem este tipo de serviço finalmente os usuários passaram a contar nos últimos meses com mais segurança e serviços no terminal. Resta agora o Daesp providenciar o Posto da Policia Federal, que é a responsável pelas ocorrências dentro de aeronaves e de um Juizado Especial Cível para ali mesmo solucionar eventuais conflitos entre passageiros e empresas.

sábado, 1 de outubro de 2011

Falta transporte público no aeroporto Leite Lopes.

Não é segredo nenhum que falta acessibilidade e transporte público para quase todos os aeroportos brasileiros. No entanto, mais uma vez, o aeroporto de Ribeirão Preto, Dr. Leite Lopes consegue ser ainda pior do que qualquer outro no Brasil. 

Primeiro vamos aos números. O aeroporto teve um movimento de cerca de 850 mil passageiros nos últimos 10 meses e infelizmente não temos até hoje uma ligação decente com o centro da cidade. O passageiro desembarca no aeroporto de Ribeirão e tem a disposição menos de 35 táxis no ponto fixo do aeroporto. 

Não fica difícil imaginar o caos que se instala na frente do terminal quando em alguns momentos chegam simultaneamente 3, 4 vôos no aeroporto com 300 passageiros desembarcando e necessitando de transporte público. Sem contar que a tarifa cobrada pelos táxis de Ribeirão Preto pode ser superior ao pago pela passagem aérea para chegar até a cidade. 

Infelizmente a prefeitura de Ribeirão Preto não disponibiliza nenhuma forma de ligação direta do aeroporto ao centro da cidade, a única opção que existe é através do sistema leva e traz que obriga o passageiro a desembarcar no meio da perigosa avenida Brasil, na Zona Norte da cidade e de lá ele tem que se virar para pegar uma transferência para o precário sistema de transporte público da cidade para então ter acesso ao centro ou até a rodoviária. 

Já passou da hora da prefeita de Ribeirão Preto Sra. Dárcy Vera que é bastante empenhada em melhorar o aeroporto de Ribeirão, que inclusive cobra dia sim e dia também todas as autoridades por investimento no terminal de determinar que de alguma forma se crie uma ligação direta do aeroporto com o centro da cidade. 

O ideal seria um transporte diferenciado, mas na atual situação do sistema temos certeza que um simples ônibus urbano já resolveria metade dos problemas. Está na hora da prefeitura fazer sua parte, colocando mais táxis, disponibilizando transporte público e principalmente sinalizando o acesso ao aeroporto que até hoje é extremamente deficitário. Vamos lá prefeita faça sua parte, vamos dar o primeiro passo para podermos cobrar os demais dos governos Federal e Estadual. 

Como é que a Sra quer um aeroporto internacional em Ribeirão se sequer existe no aeroporto uma ligação de ônibus? Como é possível na avenida principal de acesso ao aeroporto não existir sequer uma placa de informação de acesso? 

São inúmeras as pessoas que diariamente solicitam através deste blog informações de transporte público do aeroporto até a rodoviária e o centro da cidade. Todas as vezes que informamos que não existe alternativa alem dos táxis a insatisfação e o inconformismo sobem a tona. Os usuários nos perguntam como uma cidade rica como Ribeirão Preto não disponibiliza um misero ônibus até o centro da cidade. 

Se a administração municipal continuar omissa ao se negar a oferecer este tipo de alternativa de transporte público ou ceder a pressão dos taxistas do terminal, para continuar como está, ela estará assinando seu atestado de incompetência e principalmente descaso com os usuários e com a população da cidade e da região, assim como inúmeras outras autoridades agem e sempre agiram para com o aeroporto de Ribeirão Preto. Como já falado não basta cobrar, tem que fazer e isto é competência da administração pública municipal.
  
Abaixo segue uma proposta de transporte enviada por um usuário e que inclusive a encaminhou para a administração municipal. Resta agora a boa vontade e o desejo de se mudar.

CONEXÃO AEROPORTO – SEMI EXPRESSO

Conforme matéria publicada na Folha de São Paulo Aeroporto e rodoviária barram turismo em Ribeirão Preto”, estive analisando todos os relatos de especialistas, tendo criado uma proposta simples para solucionar um destes itens.

Relatos da matéria da FOLHA:
 “A rodoviária tem que ter mais ligações com o aeroporto, tem que ter uma articulação para receber quem chega à cidade“.
“A coordenadora do Centro de Convenções Ribeirão Preto, Deocélia Jardim, concorda. São comuns, segundo ela, reclamações de clientes sobre a dificuldade em conseguir táxi do Leite Lopes até o centro da cidade”.
Proposta:  Assim como em diversas capitais que possuem aeroportos mais distantes do centro, Ribeirão Preto poderia implantar um sistema de Micro-Ônibus para interligar a Rodoviária/Centro ao Aeroporto Leite Lopes, esta rota poderia se chamar Conexão Aeroporto – Semi Expresso, a tarifa para esta rota/ligação poderia ser o dobro ou triplo da tarifa convencional do transporte coletivo R$ 2,40, sendo que este serviço seria VIP, ou seja, mais confortável e rápido.

Público Alvo: Qualquer cidadão do município, mas, com foco nas pessoas que chegam ao Aeroporto e precisam ir até a Rodoviária e/ou Centro, ou vice versa. Pessoas que trabalhem no aeroporto, e empresas do entorno, ou visitantes do Parque Permanente de Exposições que precisem ir ao centro por algum motivo, ou vice versa, pessoas que chegam à rodoviária e precisam ir com mais comodidade e rapidez para o centro, e que tenham condições de arcar com este serviço de alto padrão.

Itinerário / Pontos de Parada:

Rota 1: Rodoviária, Rua Campos Salles, Av. Independência, Av. Meira Júnior, Av. Paschoal Innechi, Av. Mogiana, Av. Brasil e Av. Thomas Alberto Whately (Aeroporto).

Paradas: Saída da Rodoviária -> parada na Rua Campos Salles (Shopping Santa Úrsula) ->  Aeroporto Leite Lopes.
Rota 2: Av. Thomas Alberto Whately (Aeroporto), Av. Brasil, Av. Mogiana, Av. Paschoal Innechi, Av. Meira Júnior, Av. Independência, Rua Prudente de Morais e Rodoviária.

Paradas: Saída do Aeroporto Leite Lopes -> parada na Rua Prudente de Morais (Shopping Santa Úrsula) -> Rodoviária.

Obs.: Pode ser criada uma segunda parada nas proximidades da Rotatória da Treze de Maio, tanto para ir ao aeroporto, quanto para a rodoviária.

Justificativa do ponto de parada no centro: A escolha pelo ponto de parada no Shopping Santa Úrsula, foi devido alguns fatores, tais como: Localização, recuo na via (rua) para os ônibus estacionarem com segurança e não prejudicar o trânsito local, proximidade com hospitais e avenidas relevantes Nove de Julho e Independência, poderia também ser feita uma parceria com a Multiplan proprietária dos Shoppings Santa Úrsula e Ribeirão Shopping, no intuito de divulgar este serviço.

Exemplos:


Ø  Belo Horizonte = http://conexaoaeroporto.com.br/



Link da matéria da Folha de São Paulo =>


Enquanto o DAESP "tapa buracos" no aeroporto de Ribeirão Preto outros aeroportos vão receber investimentos milionários do governo Federal nos próximos anos.


Uberlândia: Aeroporto terá investimentos de R$ 177 milhões até 2016.

O aeroporto de Uberlândia pode receber um investimento de R$ 177,15 milhões até 2016 para obras de ampliação, que incluem alargamento da pista e construção de um terminal de cargas e um novo terminal de passageiros. A proposta está prevista na programação financeira da Infraero para o período 2011–2016. Com as obras, a intenção é que o aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato se torne referência regional em terminais de transporte aéreo, podendo suprir uma demanda de 2,5 milhões de passageiros por ano.

O projeto foi apresentado ontem durante o Seminário Regional sobre as Propostas do Orçamento da União para 2012 e o Plano Plurianual (PPA) 2012/2015 em Uberlândia.

Para o ano que vem, a previsão de investimento é de R$ 66,68 milhões, sendo R$ 64,31 milhões da Infraero e R$ 2,37 milhões do município, com a doação de um terreno na região do bairro Ipanema. Segundo o deputado federal Gilmar Machado, membro da Comissão Mista de Orçamento (CMO) no Congresso Nacional, a verba da Infraero deve fazer parte do Orçamento da União para 2012. “No final da reunião em Uberlândia, o relator da comissão, senador Walter Pinheiro, confirmou que os R$ 177,1 milhões estarão no PPA. Agora nossa intenção é dividir esse montante e colocá-lo no orçamento federal, ano a ano, até 2016”, afirmou.

No planejamento da Infraero para o aeroporto de Uberlândia, serão investidos R$ 98,2 milhões em obras de infraestrutura (pátio, pista e torre de controle), R$ 68,75 milhões no novo terminal de passageiros, que será do lado do bairro Ipanema, e R$ 10,2 milhões para a construção do terminal de cargas (veja a tabela).

“O projeto deve ser contemplado no Plano Nacional de Recuperação de Portos e Aeroportos e não é uma obra só para Copa de 2014. A Copa vai acabar e depois disso a vida continua, temos que produzir e instalar equipamentos que possam ser utilizados pela comunidade da região por muitos anos”, afirmou o senador Walter Pinheiro, relator da Comissão Mista de Orçamento.

Hospitais e duplicação de BRs são prioridade

A construção de quatro hospitais regionais em Araguari, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patrocínio, além da duplicação da BR-365 entre Uberlândia e Patos de Minas e da BR-262 entre Nova Serrana e Uberaba, foram investimentos definidos como prioridade para constar no Plano Plurianual (PPA) da União 2012–2016. As definições aconteceram ontem, durante o Seminário Regional promovido pela Comissão Mista de Orçamento no Congresso Nacional em Uberlândia. O evento contou com a participação de cerca de 30 prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Uberlândia foi a única cidade do interior do Brasil a receber o seminário, que passará por dez capitais brasileiras. A previsão do Orçamento da União para as definições do Plano Plurianual é de R$ 5,4 trilhões. Investimentos na área social são prioridade do governo, com R$ 2,5 trilhões previstos.

Ampliação do aeroporto de Uberlândia:

Infraero

– Obras de infraestrutura (pátio, pista e torre de controle): R$ 98,2 milhões
– Novo terminal de passageiros: R$ 68,75 milhões / (Em Ribeirão Preto o DAESP gastou apenas 6,5 milhões e ainda quer chamar aquilo de terminal de passageiro. Vale a ressalva que o terminal de Passageiros atual de Uberlândia é infinitamente superior em atendimento e qualidade do que o do Leite Lopes )
– Terminal de cargas: R$ 10,2 milhões
Total: R$ 177,15 milhões

*Dados previstos no PPA da Infraero até 2016

Quando será que as autoridades de Ribeirão Preto e do Estado de São Paulo vão dar a devida atenção aos aeroportos do interior? Falar todo mundo fala, queremos ver atitude e resultado.

Azul enfrenta problemas na malha de Ribeirão Preto e outras cidades do Estado de São Paulo.

Na ultima semana a Azul Linhas aéreas vem sofrendo constantes problemas com seus aviões ATR 72-200, que estão sendo impedidos de voar por manutenções não preventivas. 

Ontem dois vôos da empresa foram cancelados no aeroporto Leite Lopes, sendo que para suprir estes cancelamentos operou na rota o jato da Embraer. 

A Azul também está cancelando com certa frequência voos em Rio Preto, Marília e Presidente Prudente. Na sexta feira dia 29 a Azul chegou a operar um voo Campinas/Ribeirão/Rio Preto/Campinas para tentar minimizar os problemas com os cancelamentos não programados.

A Azul também está reduzindo neste mês uma frequência, passando a operar apenas 4 durante algumas semanas. A previsão é que em novembro todos os vôos sejam restabelecidos e voltem a operar 5 voos entre Ribeirão e Campinas.