Photobucket

domingo, 23 de janeiro de 2011

Viracopos, o aeroporto que o Daesp não quis - - JORNAL A CIDADE

Estado abdicou de administrar o aeroporto de Campinas em 1981. Federal, ele só cresceu.

Considerado hoje o segundo maior aeroporto em cargas do país, e o 11o do Brasil, em número de passageiros em 2010, o Aeroporto Internacional de Viracopos foi administrado pelo governo do Estado durante 20 anos.

Entre 1960, quando foi oficialmente instalado como aeroporto internacional de Campinas e foram concluídas as obras do terminal de passageiros, até 1980, a administração do aeroporto era do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).

Infraero
A transferência do aeroporto do governo do estado para a União, durou cerca de três anos e teve início em 1978, quando o órgão federal assumiu a administração do terminal internacional de cargas.
Em 1º de janeiro de 1981, o Daesp transferiu a administração geral do aeroporto para a Infraero, que administra atualmente 67 aeroportos em todo o país.
A transferência do aeroporto ocorreu em um momento em que a aviação brasileira estava em franco desenvolvimento e a região de Campinas apresentava um dos maiores crescimentos econômicos do País.

Campo de pouso
Na realidade, a história do aeroporto de Viracoposo começa na década de 30. Em 1932, foi aberto no local um campo de pouso para os aviões que participaram da Revolução Constitucionalista.
Em 1946, a prefeitura de Campinas construiu um hangar no local e a pista foi ampliada.
Viracopos funcionava como um aeroporto de reserva para o de Congonhas.
No início dos anos 50, o aeroporto foi vendido para o governo do Estado.

Investimentos
Entre os maiores do país, Viracopos aguarda a definição da construção da segunda pista.
Os investimentos previstos para o aeroporto pelo governo federal passa agora por um período de discussão envolvendo a questão da demanda na Copa de 2014.
O governo Dilma Rousseff já apontou que deverá discutir a transferência da exploração do setor para a iniciativa privada, o que daria fôlego para novos investimentos, inclusive na estrutura de Viracopos.

* Matéria do Jornal a Cidade - O Jornal utilizou-se de dados errados porque o Viracopos é o 11o e não 8o  mais movimentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário