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sábado, 1 de outubro de 2011

Falta transporte público no aeroporto Leite Lopes.

Não é segredo nenhum que falta acessibilidade e transporte público para quase todos os aeroportos brasileiros. No entanto, mais uma vez, o aeroporto de Ribeirão Preto, Dr. Leite Lopes consegue ser ainda pior do que qualquer outro no Brasil. 

Primeiro vamos aos números. O aeroporto teve um movimento de cerca de 850 mil passageiros nos últimos 10 meses e infelizmente não temos até hoje uma ligação decente com o centro da cidade. O passageiro desembarca no aeroporto de Ribeirão e tem a disposição menos de 35 táxis no ponto fixo do aeroporto. 

Não fica difícil imaginar o caos que se instala na frente do terminal quando em alguns momentos chegam simultaneamente 3, 4 vôos no aeroporto com 300 passageiros desembarcando e necessitando de transporte público. Sem contar que a tarifa cobrada pelos táxis de Ribeirão Preto pode ser superior ao pago pela passagem aérea para chegar até a cidade. 

Infelizmente a prefeitura de Ribeirão Preto não disponibiliza nenhuma forma de ligação direta do aeroporto ao centro da cidade, a única opção que existe é através do sistema leva e traz que obriga o passageiro a desembarcar no meio da perigosa avenida Brasil, na Zona Norte da cidade e de lá ele tem que se virar para pegar uma transferência para o precário sistema de transporte público da cidade para então ter acesso ao centro ou até a rodoviária. 

Já passou da hora da prefeita de Ribeirão Preto Sra. Dárcy Vera que é bastante empenhada em melhorar o aeroporto de Ribeirão, que inclusive cobra dia sim e dia também todas as autoridades por investimento no terminal de determinar que de alguma forma se crie uma ligação direta do aeroporto com o centro da cidade. 

O ideal seria um transporte diferenciado, mas na atual situação do sistema temos certeza que um simples ônibus urbano já resolveria metade dos problemas. Está na hora da prefeitura fazer sua parte, colocando mais táxis, disponibilizando transporte público e principalmente sinalizando o acesso ao aeroporto que até hoje é extremamente deficitário. Vamos lá prefeita faça sua parte, vamos dar o primeiro passo para podermos cobrar os demais dos governos Federal e Estadual. 

Como é que a Sra quer um aeroporto internacional em Ribeirão se sequer existe no aeroporto uma ligação de ônibus? Como é possível na avenida principal de acesso ao aeroporto não existir sequer uma placa de informação de acesso? 

São inúmeras as pessoas que diariamente solicitam através deste blog informações de transporte público do aeroporto até a rodoviária e o centro da cidade. Todas as vezes que informamos que não existe alternativa alem dos táxis a insatisfação e o inconformismo sobem a tona. Os usuários nos perguntam como uma cidade rica como Ribeirão Preto não disponibiliza um misero ônibus até o centro da cidade. 

Se a administração municipal continuar omissa ao se negar a oferecer este tipo de alternativa de transporte público ou ceder a pressão dos taxistas do terminal, para continuar como está, ela estará assinando seu atestado de incompetência e principalmente descaso com os usuários e com a população da cidade e da região, assim como inúmeras outras autoridades agem e sempre agiram para com o aeroporto de Ribeirão Preto. Como já falado não basta cobrar, tem que fazer e isto é competência da administração pública municipal.
  
Abaixo segue uma proposta de transporte enviada por um usuário e que inclusive a encaminhou para a administração municipal. Resta agora a boa vontade e o desejo de se mudar.

CONEXÃO AEROPORTO – SEMI EXPRESSO

Conforme matéria publicada na Folha de São Paulo Aeroporto e rodoviária barram turismo em Ribeirão Preto”, estive analisando todos os relatos de especialistas, tendo criado uma proposta simples para solucionar um destes itens.

Relatos da matéria da FOLHA:
 “A rodoviária tem que ter mais ligações com o aeroporto, tem que ter uma articulação para receber quem chega à cidade“.
“A coordenadora do Centro de Convenções Ribeirão Preto, Deocélia Jardim, concorda. São comuns, segundo ela, reclamações de clientes sobre a dificuldade em conseguir táxi do Leite Lopes até o centro da cidade”.
Proposta:  Assim como em diversas capitais que possuem aeroportos mais distantes do centro, Ribeirão Preto poderia implantar um sistema de Micro-Ônibus para interligar a Rodoviária/Centro ao Aeroporto Leite Lopes, esta rota poderia se chamar Conexão Aeroporto – Semi Expresso, a tarifa para esta rota/ligação poderia ser o dobro ou triplo da tarifa convencional do transporte coletivo R$ 2,40, sendo que este serviço seria VIP, ou seja, mais confortável e rápido.

Público Alvo: Qualquer cidadão do município, mas, com foco nas pessoas que chegam ao Aeroporto e precisam ir até a Rodoviária e/ou Centro, ou vice versa. Pessoas que trabalhem no aeroporto, e empresas do entorno, ou visitantes do Parque Permanente de Exposições que precisem ir ao centro por algum motivo, ou vice versa, pessoas que chegam à rodoviária e precisam ir com mais comodidade e rapidez para o centro, e que tenham condições de arcar com este serviço de alto padrão.

Itinerário / Pontos de Parada:

Rota 1: Rodoviária, Rua Campos Salles, Av. Independência, Av. Meira Júnior, Av. Paschoal Innechi, Av. Mogiana, Av. Brasil e Av. Thomas Alberto Whately (Aeroporto).

Paradas: Saída da Rodoviária -> parada na Rua Campos Salles (Shopping Santa Úrsula) ->  Aeroporto Leite Lopes.
Rota 2: Av. Thomas Alberto Whately (Aeroporto), Av. Brasil, Av. Mogiana, Av. Paschoal Innechi, Av. Meira Júnior, Av. Independência, Rua Prudente de Morais e Rodoviária.

Paradas: Saída do Aeroporto Leite Lopes -> parada na Rua Prudente de Morais (Shopping Santa Úrsula) -> Rodoviária.

Obs.: Pode ser criada uma segunda parada nas proximidades da Rotatória da Treze de Maio, tanto para ir ao aeroporto, quanto para a rodoviária.

Justificativa do ponto de parada no centro: A escolha pelo ponto de parada no Shopping Santa Úrsula, foi devido alguns fatores, tais como: Localização, recuo na via (rua) para os ônibus estacionarem com segurança e não prejudicar o trânsito local, proximidade com hospitais e avenidas relevantes Nove de Julho e Independência, poderia também ser feita uma parceria com a Multiplan proprietária dos Shoppings Santa Úrsula e Ribeirão Shopping, no intuito de divulgar este serviço.

Exemplos:


Ø  Belo Horizonte = http://conexaoaeroporto.com.br/



Link da matéria da Folha de São Paulo =>


2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria!!! É sim, algo que nos incomoda de perto e queremos melhorias !! Espero que as autoridades estejam de olho neste BLOG.

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