segunda-feira, 25 de julho de 2011

Precisamos da Webjet em Ribeirão Preto? COM CERTEZA NÃO...

A empresa Webjet tem um histórico de problemas em Ribeirão Preto, muitos deles relatados aqui no Blog. Pois bem vamos a mais um deles, já comentei em um outro post que a empresa não respeita seus consumidores, age contrariamente contra o Código de Defesa do Consumidor entre tantas outras coisas.

Em resumo vou contar uma experiência própria. Solicitei o re-embolso de uma passagem comprada com certa antecedência, eu estava certo do que contratei tanto é que li todas as regras tarifárias, principalmente as de reembolso. A regra contratada era que seriam devolvidos 40% do valor pago. Todos sabem que uma máxima do direito é que o que é contratado é lei entre as partes. Já para a Webjet isto não se aplica, pelo menos até que um juiz de uma boa advertência na empresa.

Quando da solicitação do reembolso me deparei com a seguinte situação, a empresa estava reembolsando somente o que corresponderiam as taxas de embarques dos dois trechos contratados algo em torno de R$ 35,00. Inconformado liguei no call center e me informaram que houve uma mudança unilateral do contrato, onde não seria mais possível para minha tarifa nenhum reembolso, mas tão somente o da taxa de embarque. Enfim a empresa contrariou o CDC, alterando regra contratual unilateralmente. E nem adianta discutir, já que esta empresinha age de má fé mesmo e manda o consumidor se conformar com isto.

Inconformado solicitei o reembolso do que era oferecido naquele momento, ou seja,  da mísera taxa de embarque que apesar de pouco é meu e eu tenho direito deste valor creditado em meu cartão.

Não querendo deixar passar em branco a tremenda sacanagem, picaretagem e atitude anti-social da Webjet ajuizei no Juizado Especial Cível de Ribeirão Preto uma ação pedindo a diferença entre o que me pagariam R$ 35,00 e o real valor devido.  A “brincadeira”, para mim claro, não vai ter custo nenhum já que neste tipo de causa você não precisa de advogado e muito menos pagar custas judiciais.

Só de custas de advogado, deslocamento para comparecimento em audiência a Webjet vai gastar muito mais do que o que estou pedindo e é isto que me motivou a ingressar com esta ação, alem é claro de me sentir lesado e desrespeitado.

Talvez seja por estas e outras inúmeras razoes que a Webjet enfrenta uma dívida gigantesca e teve que ser vendida, já que caso contrário teria suas portas fechadas. Esta situação que passei deve se repetir Brasil afora com a Webjet e é a típica situação onde o barato sai caro. Talvez esta “empresinha” faça isto porque é mais fácil desrespeitar regras legais do que agir com ética e respeito a legislação, já que vivemos em um Brasil onde poucos tem acesso à justiça e quase ninguém acredita e confia nela.

Como se não bastasse o que citei acima hoje ao ligar na Webjet perguntando porque meus R$ 35,04 não foram devolvidos ainda, mesmo com os recibos de reembolso emitidos pelo próprio site da empresa que confirmaram esta operação, me deparei com outra ação típica da Webjet... O atendente na maior cara de pau me fala o seguinte, “nosso sistema verificou e mesmo tendo emitido o reembolso ele não devolveu porque o Sr. não tem direito a ele”. Ai pergunto como assim? Vocês emitem um comprovante de reembolso e depois sem avisar, sem comunicar simplesmente não creditam porque o sistema de vocês entende que o que foi emitido está errado? A resposta foi que eu não tenho direito ao reembolso de nada independente do comprovante que tenho em mãos e para nos o que entendemos é que o Sr. não tem direito a nada de reembolso.

Pois bem após alguns minutos perdidos do meu dia uma suposta supervisora me informa que não tenho direito a nada. Informei a ela que isto nem me surpreende mais vindo da Webjet e que como já tenho uma ação na justiça por causa de míseros reais vou entrar com outra ainda hoje no juizado cobrando a bagatela de R$ 35,04 do mesmo bilhete...

Conclusão... Pra que precisamos da Webjet em Ribeirão Preto?

Para nada... Espero que esta empresa acabe o quanto antes, que a Gol assuma logo seus vôos e coloque gente competente, principalmente no departamento operacional e jurídico. É inadmissível nos dias de hoje uma empresa desrespeitar escancaradamente o Código de Defesa do Consumidor e pior do que isto não honrar com o mínimo que seria cumprir aquilo que ela emite em seu site, no meu caso um mísero reembolso de R$ 35,00.

Nos poucos meses de operações em Ribeirão ficou muito nítido que o único propósito da Webjet nas operações de Ribeirão era o de quebrar a Passaredo, empresa que tem sede em Ribeirão e sempre investiu na cidade. No entanto a estratégia da Webjet não deu certo e a Passaredo superou o “ataque” e continua investindo em Ribeirão, ao passo que a Webjet coloca o “rabo entre as pernas”e vai indo embora de Ribeirão de fininho tanto é que a partir de agosto só serão dois os vôos agora na cidade e não duvide, alias aposte que até o final do ano a empresa pegue sua malinha e de um adeus para a Ribeirão.

Você vai voar de Webjet espero que tudo de certo, mas da próxima vez não vá...

Existem inúmeros motivos para não se voar Webjet, mas não vou ficar expondo aqui tudo que acho desta empresa.

Mas fica a dica que em Ribeirão a Passaredo opera com equipamento mais moderno, mais confortável, serviço de bordo gratuito e tarifas tão competitivas quanto a Webjet e que alem da Passaredo temos Tam, Gol, Azul e Trip.

Reclamações dos usuários da Webjet.
http://www.reclameaqui.com.br/1132104/webjet-linhas-aerea/webjet-muda-as-regras-de-reembolso-e-nao-respeita-contrato-f/
http://www.reclameaqui.com.br/1265195/webjet-linhas-aerea/cancelamento-ou-reembolso-impossivel/
http://www.reclameaqui.com.br/1501165/webjet-linhas-aerea/pedi-o-reemboldo-dias-anres-mais-ainda-nao-entraram-em-conta/
http://www.reclameaqui.com.br/1498062/webjet-linhas-aerea/reembolso-nunca-creditado/
http://www.reclameaqui.com.br/1338932/webjet-linhas-aerea/reembolso-por-cancelamento-de-voos/
http://www.reclameaqui.com.br/914384/webjet-linhas-aerea/gerente-negou-o-meu-embarque-indignacao-com-o-pessimo-atend/
http://www.reclameaqui.com.br/960985/webjet-linhas-aerea/pessimo-servico-de-voo-da-webjet-em-situacoes-emergenciais/
http://www.reclameaqui.com.br/1342751/webjet-linhas-aerea/fui-enganado-pela-webjet/
http://www.reclameaqui.com.br/1421533/webjet-linhas-aerea/reembolso-por-cancelamento-de-voo/
http://www.reclameaqui.com.br/1312583/webjet-linhas-aerea/cancelamento-de-voo/
http://www.reclameaqui.com.br/1011345/webjet-linhas-aerea/mudanca-de-horario-sem-aviso/
http://www.reclameaqui.com.br/1015768/webjet-linhas-aerea/webjet-cancela-voo-e-nao-esta-nem-ai-para-o-cliente/
http://www.reclameaqui.com.br/1119937/webjet-linhas-aerea/reembolso-de-passagem/
http://www.reclameaqui.com.br/1129077/webjet-linhas-aerea/comprei-passagem-aerea-pra-viajar-de-onibus/
http://www.reclameaqui.com.br/867082/webjet-linhas-aerea/empresa-nao-cumpre-direito-do-consumidor-de-cancelamento/

12 comentários:

  1. É revoltante isso, pois "hoje" já não dá mais pra aceitar essse cpomportamento desrespeitoso..... Esperamos mesmo que a potura da empresa mude, com a venda.

    ResponderExcluir
  2. PRECISAMOS DA WEBJET SIM....SEMPRE VOEI WEBJET E NUNCA TIVE PROBLEMAS.
    ACONTECE QUE POBRE COMEÇA A ANDAR DE AVIAO DAI ACHA QUE TEM DIREITO A TUDO....ACHA QUE AVIAO NAO PODE ATRASAR, QUE AVIAO NAO PODE QUEBRAR, ETC. VE SE A POPULAÇAO AGE ASSIM QUANDO FICA 5 HORAS ESPERANDO UM ONIBUS DA GONTIJO QUE SAI DO CEARA E CHEGA EM RIBEIRAO COM MAIOR ATRASO DO MUNDO. NINGUEM SE REBELA, NINGUEM SE REVOLTA...TODO MUNDO FICA QUIETO E ENTENDE.
    EU MEMSO TAVA INDO DE ARARAQUARA PRA PALMAS DE BUSAO EM 2005....ERA UM GONTIJO. DE REPENTE, LA NOS CAFUNDÓ DO JUDAS O PNEU DO BUSAO FURA. FICAMOS 3 HORAS NA ESTRADA PQ O MOTORISTA NAO TINHA UMA LANTERNA PRA ACHAR O MACACO E O ESTEPE DO BUSAO....ATE PARAR ALGUEM PRA AJUDAR DEMOROU UM TEMPAO. RESUMO, A VIAGEM ATRASOU NO MINIMO 3 HORAS E A EMPRESA PAGOU SABE O QUE PRA GENTE??? NADA...NEM UM CAFE NA BEIRA DA ESTRADA. E A GALERA FICOU TODA DORMINDO NO BUSAO, SEM ABRIR A BOCA.
    ACORDA CAMBADA.....AVIAO E IGUAL BUSAO....QUEBRA, ATRASA, ETC. VAMOS ENTENDER AS DIFICULDADES, PQ SE A WEBJET SAIR DAQUI, A PASSAREDO BOTA OS PREÇOS LA EM CIMA E QUEM SE FERRA E A GENTE

    ResponderExcluir
  3. O problema que a Webjet muda contratos unilateralmente e não respeita o Código de Defesa do Consumidor. Em momento algum no post do Blog pelo menos eu critiquei horários de vôos.

    Se o vôo cancelar ou atrasar com exceção por motivos climáticos o passageiro tem direito a indenização, quebra de aeronave e manutenção não programada não é caso fortuito segundo a justiça brasileira.

    Eu nunca tive problemas em vôos da Webjet o problema é com o STAF da mesma principalmente o 0800 e o atendimento ao cliente. O Staf da empresa em Ribeirão é sempre muito eficiente em um vôo cancelado para SP me colocaram na TAM depois de alguns minutos de conversa.

    O consumidor tem direito de ter seu contrato respeitado. Contrato só pode ser alterado quando as duas partes concordam, mudar cláusula contratual é um absurdo.

    ResponderExcluir
  4. No começo do ano passado a TAM cobrava R$ 190,00 para Congonhas. Hoje se acha por 109,00 ou 119,00 (mais barato que a passaredo [129,00]), tanto que a TAM vai passar a operar com Airbus os vôos da Pantanal para Guarulhos. Achar que a Webjet não contribuiu para essa derrubada de preços é subestimá-la.
    Claro que isto não justifica o desrespeito da Webjet ao consumidor, como colocado nesta postagem, e ela precisa pagar por isso e ser duramente corrigida pelos órgãos competentes. Mas daí afirmar que Ribeirão não precisa da Webjet, só aqueles que não se importam de pagar caro e se esquecem que os menos abastados tb querem [precisam] andar de avião.

    ResponderExcluir
  5. A Tam só mudou suas tarifas quando a Azul entrou em Ribeirão Preto, se você pesquisar no Blog há até posts sobre isto. A Tam nunca mudou em seu tarifário quando da chegada da Webjet e olha que a Webjet operava 2 vôos para GRU e a TAM 3. A Tam só se mexeu quando a Azul entrou em Ribeirão.

    A Webjet está indo embora da cidade é o que mais se comenta nos bastidores, a aposta é que até o fim do ano ela de um bay bay pra cidade, mesmo porque a Gol nunca se interessou por Ribeirão Preto e hoje a Gol já acha que atende muito bem Ribeirão através da Passaredo.

    ResponderExcluir
  6. É uma pena a Web ir embora de Ribeirão, nunca tive problemas, os vôos sempre saíram no horário certo. Mas... cada um cada um!!!
    Cansei de viajar entre Rio Ribeirão de Expresso união por 12 horas e algumas vezes quebrou e fiquei por horas esperando, e como disse o colega acima, ninguém reclamou!!!
    Aí logo chegou a Total (Trip), depois Passaredo e em seguida a Web que acirrou a concorrência.

    ResponderExcluir
  7. O problema de tudo isso é que surgem vários boatos desnecessários. Pessoas que viajam com a WebJet como eu que pego voo direto de Ribeirão Preto pra Curitiba, sempre foram pontuais, discretos, atendido com o maior carinho pelos comissários de bordo. Mas pelo fato dela desrespeitar certos pontos que prejudicam o consumidor, entro de acordo com todos aqui.
    Agora outro ponto que vai atingir bastante gente que viaja principalmente com a Web. Se a webJet dizer adeus para Ribeirão Preto, podem ter certeza, a concorrência irá diminuir, os preços vão aumentar, quanto menos pessoas irão deixar de viajar de avião por conta de preços de tarifas altas demais e isso irá afetar as outras companhias, e podem ter certeza de mais uma coisa, muitas outras empresas se isso acontecer, vão dizer adeus para Ribeirão Preto.

    ResponderExcluir
  8. Bom Ribeirão Curitiba tem seu último vôo marcado para o dia 31 de julho, imagine a quantidade de passageiros que compraram passagens com antecedência e a Webjet vai só avisar a pessoa e se avisar um dia antes. Se o passageiro entrar em contato provavelmente vão falar que está tudo normal.

    Eu utilizei e muito os serviços da Webjet desde que ela entrou em Ribeirão para praticamente todos os destinos operados por ela em Ribeirão.

    O problema da Web não é que vôo atrase ou cancele isto é normal. Eu sempre fui muito bem atendido pelo staf da cia em Ribeirão e principalmente durante os vôos inclusive comprando o serviço de bordo que achei ótimo e com preço justo para o tipo de serviço.

    O problema da Webjet é no seu operacional, porque não preparam melhores seus consultores, e porque não tem um jurídico melhor. O contrato da webjet é digno de risada com algumas cláusulas que só existe no dela e olha que li o da TAm, Gol, Passaredo e não vi nada igual...

    Enfim todos já estão perdendo a Webjet só opera agora RAO/GIG e RAO/BSB/SSA. Mas porque será que isto aconteceu? Eu só tenho uma resposta erro da própria empresa que queimou o filme em Ribeirão principalmente com a imprensa. A webjet foi noticia dia sim e dia também durante um certo tempo.

    ResponderExcluir
  9. Certo! Ouvi certos boatos que a webjet apenas foi comprada pelo dono da Gol, não interferindo em seus voos etc, estabelecendo tudo normal, mantendo tudo que a companhia faz em Ribeirão. Mas agora me diz, se esse boato for verdadeiro, o que mais poderia ser solicitado, é a mudança, mantendo as regras judicias da Gol em cima da webjet em Ribeirão. Se a webjet sair de Ribeirão, certeza isso vai afetar muitas pessoas, principalmente, que os horários de voos da webjet são um dos mais acessíveis.

    ResponderExcluir
  10. OS horários já foram ótimos, mas a partir do dia 1/08 com apenas 2 vôos diários fica difícil, perdemos destinos como Porto Alegre e Curitiba.

    RAO / GIG - 11:03 / 12:14
    RAO / BSB - 16:00 / 17:16 / SSA 19:36

    SSA / BSB / RAO 06:17 / 09:07 / 10:25
    GIG / RAO 14:19 / 15:30

    ResponderExcluir
  11. A Gol comprou a Webjet para pegar seus SLOTS valiosos em GRU e BSB que não comportam nenhum vôo novo. A Gol vai tirar os 737-300 e colocar 737-800 em rotas lucrativas. O que vai acontecer é que no máximo teremos um vôo para o Rio onde ainda há espaço para novos vôos e a Gol possui um bom hub, o resto esquece. Talvez este vôo que ainda temos em RAO que é o BSB/RAO/GIG esteja com os dias contados também.

    A Gol vai mudar tudo em GRU pode ter certeza lá o negócio ta pegando por falta de espaço e horário.

    ResponderExcluir
  12. Ou seja, menos voos pela webjet, menos acessíveis as tarifas e horários. O que vai afetar muito é os horários, porque para muitos vão a passeio, em meu caso, em CWB à trabalho. Eu embarcando em voo da webjet as 12:00h e chegar no destino as 13:35h é sempre acessível para minha pessoa, dando tempo de fazer a tempo check-in em hotel, etc. Caso se for com outra companhia, por exemplo a Gol, saíndo de Ribeirão Preto as 08:00h e chegada as 09:15h afeta principalmente o bolso. Sendo que esse não é só eu que passo por esse caso.

    ResponderExcluir