85.653 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto no mês de fevereiro/2011. Apesar do número ser bem inferior aos de Janeiro/2011, que registrou movimento de 96.963 passageiros alguns fatores justificam a queda.
A primeira consideração a ser feita é que janeiro são 31 dias e fevereiro apenas 28, isto por si só já traria uma diminuição. A média diária de passageiros registrada em janeiro foi de 3.127, já em fevereiro o número foi de 3.059.
Os principais fatores que justificam a queda foram, entre eles o fato de janeiro ser alta temporada onde o movimento naturalmente é bem maior. Mas o principal responsável pela queda foi a suspensão de vôos da Webjet e da Passaredo no período. Durante o mês de fevereiro a Webjet deixou de operar 6 freqüências diárias na cidade e a Passaredo 2. No mês de Janeiro foram 2.186 vôos regulares uma média de 70,5 vôos por dia, já em fevereiro foram 1850 com a média diária de 66 vôos. Apesar de uma diminuição bem significativa na quantidade de vôos e da oferta de lugares disponíveis os números apontam para um melhor aproveitamento na ocupação das empresas aéreas o que fortalece o setor.
A expectativa agora é para o mês março onde já poderemos computara as novas freqüências da Azul que iniciaram-se no dia 1º e que vem atingindo ótimos indicies de ocupação. A Passaredo já voltou a operar as 2 freqüências que tinha sido suspensa em fevereiro, já a Webjet deixou de operar 22 voos (partidas e chegaras) diários para operar apenas 16 desde o último mês.
Apesar da queda no comparativo com janeiro o movimento de passageiros no mês de fevereiro de 2011 foi 115% superior ao movimento do mesmo mês em 2010 o que demonstra o sucesso dos novos vôos no aeroporto.
O número de passageiros que realizaram conexões no aeroporto também se manteve em alta em Fevereiro/2011, foram 4.330 passageiros contra 1.875 no mesmo período do ano passado.
Já no setor cargueiro o movimento do mês de fevereiro foi de 51,6 toneladas de carga no comparativo com o mesmo mês de 2010 o crescimento foi de 37% .
Fonte: DAESP.
Caro Eduardo,
ResponderExcluirNão sei se já foi abordado no blog, mas alguns amigos "gringos" tentaram fazer compras de passagens aéreas pela internet, tanto comprando fora do pais qto aqui e disseram não conseguir nas companhias Webjet, Passaredo, Pantanal, Trip e Azul.
Na década em que teremos Copa e Olimpiada, isso é um absurdo.
Voce conseguiria abordar esse tema e tentarmos levar isso mais adiante para ajudarmos o Brasil a crescer ???
Obrigado