Funcionários acreditam que sistema evitaria confusões no aeroporto de Ribeirão Preto.
O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) informou em janeiro deste ano que instalaria painéis informativos de chegada e partida de voos no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, em dois meses. No entanto, o prazo venceu nesta semana e o órgão nem mesmo fez uma cotação de preços para comprar o equipamento, por meio de licitação. A instalação segue exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A falta do painel causou nesta sexta-feira mais um tumuldo no aeroporto, devido ao cancelamento do voo AD4305 da Azul Linhas Aéreas, por problemas técnicos já que os passageiros não conseguiram informações com rapidez.
A aeronave partiria às 12h45 de Ribeirão, com destino a Campinas. Os passageiros tiveram de viajar de ônibus fretado pela Azul, que informa que prestou toda a assistência, ou em voos de outras empresas. Se houvesse painéis em funcionamento, os usuários teriam informações on-line, sem tumulto no balcão da Azul.
Confusão
O taxista Pedro Henrique Meirelles de Barros, de 45 anos, disse que presenciou o desespero dos passageiros para saber detalhes sobre o cancelamento.
"O painel é uma necessidade grande. Se houve tumulto por conta do cancelamento do voo, a situação piorou com a falta de informação", afirma.
Os funcionários de companhias aéreas ouvidos dizem que a falta do equipamento leva a tumultos no embarque e à perda de voos, já que passageiros nem sempre ouvem o serviço de som. A Passaredo, por meio de nota, diz que um painel facilitaria e muito a vida de todos.
Outro lado
O Daesp informou nesta sexta-feira que, no momento, faz cotação de preço para compra dos painéis e somente depois deve abrir licitação, prevista para ocorrer até o final deste semestre. No entanto, o órgão não informa uma nova previsão para a instalação do equipamento no aeroporto Leite Lopes.
Conclusão: Viva a política brasileira da enrolação, da incompetência, das falsas promessas e principalmente do povo enganado. Até quando vamos aguentar a incompetência gerindo DAESP e INFRAERO. Esta semana a Infraero assinou o atestado de incompetência com os problemas em São Luiz e Salvador. Eu só sei que o Brasil está "bem" com DAESP e INFRAERO.
Desabado: Duvido que o DAESP tenha competência pra instalar algum tipo de painel de informação eletrônico até o final de 2011. Será que consultar preços destes equipamentos demoram 2 meses? Ou será que é mais uma manobra pra alguém ser beneficiado ou ganhar alguma coisa. Licitação no Brasil infelizmente é sempre muito nebulosa e pouco transparente, vide o caso dos radares denunciados pelo Fantastico recentemente. Espero que com a imprensa pegando no pé o DAESP resolva o problema.
Comparação: Alguns aeroportos administrados pela Infraero e que possuem os tão "cobiçados" painéis de vôos.
Os aeroportos abaixo possuem movimentação semelhante ou inferior a de Ribeirão Preto, que em 2010 recebeu 700 mil passageiros.
Será que é muito difícil instalar este tipo de equipamento? Para o DAESP e o Governo de SP sim... Se a Infraero que recebe críticas de todos os especialistas em aviação, no que diz respeito a gestão dos aeroportos, instala painéis de vôo em todos seus aeroportos, por menor que ele seja, porque o DAESP não faz isto no seu maior e mais lucrativo aeroporto?
Os aeroportos abaixo possuem movimentação semelhante ou inferior a de Ribeirão Preto, que em 2010 recebeu 700 mil passageiros.
Será que é muito difícil instalar este tipo de equipamento? Para o DAESP e o Governo de SP sim... Se a Infraero que recebe críticas de todos os especialistas em aviação, no que diz respeito a gestão dos aeroportos, instala painéis de vôo em todos seus aeroportos, por menor que ele seja, porque o DAESP não faz isto no seu maior e mais lucrativo aeroporto?
Aeroporto de Altamira - PA - Movimento em 2010 - 81.000 passageiros
Aeroporto de Altamira - PA - Movimento em 2010 - 81.000 passageiros
Aeroporto de Joenville - Movimento em 2010 - 219.000 passageiros
Aeroporto de Porto Velho - Movimento em 2010 - 716.000 passageiros
Aeroporto de Rio Branco - AC - Movimento em 2010 - 355.000 passageiros
Aeroporto de Petrolina-PE - Movimento em 2010 - 254.000 passageiros
Aeroporto de Ilhéus- BA - Movimento em 2010 - 410.000 passageiros
Aeroporto de Santarém - PA - Movimento em 2010 - 405.000 passageiros
Aeroporto de Palmas - TO - Movimento em 2010 - 390.000 passageiros
Aeroporto de Araxá - MG que até então recebia apenas 1 vôo diário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário