A Webjet, empresa aérea com passagens de baixo custo instalada no aeroporto de Ribeirão Preto, teve de fretar três ônibus de 46 lugares cada, um micro-ônibus de 23 lugares e 40 táxis para transportar passageiros do município para o aeroporto de Congonhas, na capital paulista.
Os passageiros estavam em um voo da empresa que foi cancelado por volta das 9h de ontem, por causa do mau tempo. As fortes chuvas fecharam o aeroporto para aterrissagens e decolagens entre as 7h30 e as 9h25. Até as 12h34 apenas decolagens por instrumentos eram permitidas.
Segundo o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), 11 voos saíram atrasados de Ribeirão até as 18h de ontem. Um foi cancelado.
Caso de polícia
Entre os passageiros que foram para São Paulo por terra estava o técnico de telecomunicações Alan Berso de Almeida, de 37 anos. Depois de esperar mais de quatro horas no aeroporto, ele foi o segundo cliente que, em período de 24 horas, registrou um boletim de ocorrência (BO) contra a Webjet por atrasos.
"A gente compra uma passagem de avião para ir mais rápido e acontece isso."
Além do BO, Almeida confirmou que também pretende processar judicialmente a Webjet. Pelo menos outros dois passageiros do voo cancelado para o Rio de Janeiro disseram que pretendem recorrer à polícia contra a empresa.
Anteontem foi a vez do advogado Alexandre Trancho, que registrou um BO contra a empresa por causa de atraso em voo que pegaria para o Rio.
Primeira experiência
No saguão de entrada do aeroporto, uma mulher de aproximadamente 60 anos olhava a confusão no aeroporto Leite Lopes com um misto de estupefação e divertimento.
Acompanhada pela filha e por uma amiga, todas sem saber falar uma palavra em português, a professora dos Estados Unidos, Michelle Burris, não entendia muito bem o que ocorria. Ela vinha de Foz do Iguaçu (PR) e, assim como os demais passageiros do voo da Webjet das 8h20, também tinha a intenção de ir para o Rio.
Apenas no fim da manhã, depois de passar cerca de quatro horas entre filas e informações desencontradas, é que ela percebeu que provavelmente conseguiria chegar ao destino, apesar de parte da viagem ter de ser feita por via terrestre.
"Está tudo bem, não tem problema", contou, com um sorriso amarelo.
Foi a primeira viagem de Michelle ao Brasil.
Empresa não fala
No final da manhã desta segunda-feira a reportagem de A Cidade não conseguiu localizar o gerente da Webjet em Ribeirão, Alexandre Matias. O objetivo era ouvir a explicação da empresa a respeito dos atrasos e o que poderia ser feito para tentar resolver a situação.
À tarde, entre as 18h e as 19h05, o jornal ligou seis vezes para o número de telefone do balcão da Webjet fornecido pelo setor de informações do aeroporto.
Em uma das ocasiões, uma gravação informava que o telefone estava ocupado. Nas restantes, ninguém atendeu os telefonemas.
http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/12/27/aeroporto-fecha-e-webjet-leva-passageiros-de-taxi-a-capital.html
http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/12/27/aeroporto-fecha-e-webjet-leva-passageiros-de-taxi-a-capital.html
Parte da filosofia WEBJET de vender passagens baratas não deve estar dando certo...
ResponderExcluirCobra-se R$9,99 por uma passagem, porém em atrasos superiores as 2hrs dá-se crédito de R$15,00 para alimentação...
O povo tá exigindo muito e pagando pouco...
Tenho ciência que tal empresa tem política Low cost - low fare, mas para ganhar mercado tem que trabalhar com tarifas tão baixas ?
Só a competitividade não seria suficiente para alavancar as vendas ?
Questiono isso por duvidar até quando a WEBJET sobrevive...
Alias, com a vinda da AZUL, a PASSAREDO sobreviveria ???
Um tema delicado que poderia ser abordado....
Eu particularmente acho que a WEBJET tem muito $$ por tras já se comenta que ela seria de propriedade da Raynair só não seria escancaradamente públicado porque o Código Brasileiro de Abiação proibe isto ainda, mas como no brasil eu não duvido de nada, nada impede que exista alguma coisa por baixo dos panos.
ResponderExcluirCobrar barato não quer dizer que não se deve prestar um atendimento digno o passageiro independentemente de pagar pouco ou muito tem seus direitos.
A azul vai entrar em RAO a Passaredo já ta prevendo a concorrência e correu atras do acordo com a GOL o que com certeza vai dar um folego para suas operações. Mas uma coisa antes da WEBJET e agora a AZUL a passaredo deitava e rolava nas suas tarifas cobrando o quanto queria. Concorrencia é sempre bem vinda desde que não seja desleal.
A passaredo vai ter que investir muito em marketing trazer passageiros de outros lugares como Bauru, Rio Preto, Marília fortalecer o HUB como a AZUL faz. A empresa possui aeronaves certas para isto emb 120 para ligar estas cidades até Ribeirão Preto e garantir uma conveniente conexão...
Vamos esperar