Informação foi confirmada pelo diretor regional do aeroporto de Ribeirão
A previsão é que os primeiros voos da Azul decolem em março, após autorização a ser concedida pela Anac
A previsão é que os primeiros voos da Azul decolem em março, após autorização a ser concedida pela Anac
VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO
A Azul Linhas Aéreas será a próxima empresa a iniciar operações no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão. Após a Webjet, que estreou neste mês, a previsão é que os primeiros voos da Azul decolem a partir de março de 2011.
A informação é do diretor regional do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Álvaro Cardoso Júnior. Na última segunda, ele recebeu técnicos da empresa para a terceira avaliação da infraestrutura local. A Azul ocupará a área de check-in ao lado da Webjet. Operam ainda Passaredo, Trip, TAM e Pantanal.
A Azul confirmou, via assessoria, a abertura de novos mercados para 2011, mas não quis dar detalhes do início das operações em Ribeirão. Segundo a Folha apurou, inicialmente serão seis voos na cidade. Após o processo de maturação, que deve levar três meses, a empresa deve abrir mais destinos.
Hoje, a Azul tem como base o aeroporto de Viracopos, em Campinas. De lá, distribui voos para 21 capitais, além de seis regionais -o mercado em que pretende crescer por Ribeirão.
Segundo Cardoso Júnior, a empresa deve apresentar em janeiro a documentação à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para autorização dos voos. A Azul deve ocupar de duas a três posições no pátio nos horários de pico -6h30 às 9h30, 11h às 14h, 15h30 às 17h e 22h.
O aumento de aéreas no terminal já fez o Daesp pedir ao Estado a ampliação do terminal e a construção de um novo pátio.
O diretor disse que os pedidos serão analisados pela gestão do governador eleito, Geraldo Alckmin (PSDB). O mais urgente é ampliar o pátio. "O aeroporto poderá receber até 18 aeronaves simultaneamente."Hoje, são nove.
Foto: Rafael Nunes / Airliners.net
Foto: Lucas Coacci - CNF ao vivo.
Que venha a Azul...
ResponderExcluirBoa sorte à todos!
Qual será a dificuldade de ampliação?
ResponderExcluirDAESP ? Prefeitura ? Governadores ? INFRAERO ?
Observem o links
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3137344.xml&template=4187.dwt&edition=16061§ion=886
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3137345.xml&template=4187.dwt&edition=16061§ion=886
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101212/not_imp652667,0.php
Acho que os dois grandes “inimigos” do aeroporto de Ribeirão Preto são o DAESP e o Ministério Público do Estado. No primeiro caso um órgão de pouca competência e sem razão de existir. O estado deveria abrir mão logo do aeroporto e repassar para a Prefeitura ou para a Infraero. Eu acho que a Infraero é um órgão tão incompetente quanto o DAESP mas o DAESP consegue ser infinitivamente pior.
ResponderExcluirJá o glorioso Ministério Público do estado de São Paulo órgão que tenho maior respeito tenta travar de todos os jeitos o desenvolvimento de uma região. O Srs. Promotores esquecem que nos moramos num pais querendo ou não ainda é e vai ser por muito tempo de 3º mundo. Nos não moramos na Suíça temos que encarar nossos problemas com visão brasileira e não com olhar de 1º mundo.
O MP acha que a ampliação do aeroporto colocará em risco a população que mora no seu entorno. O ilustríssimo Sr. Promotor esquece que aquela “pobre” gente é carente de tudo, falta desenvolvimento, falta saúde, falta dignidade, falta investimento público e privado. Infelizmente aquela região é uma região marginalizada da cidade e tão cedo não vai receber um $$ de investimento privado que poderia mudar e muito a cara daquela região e a miserável vida daqueles que ali residem.
A ampliação do aeroporto com sua internacionalização poderia levar inúmeras melhorias para aquela região como hotéis, empresas alem de toda a estrutura que falta no aeroporto. Acho que se o Sr. Promotor tivesse um pouco mais consciente técnico ele chegaria a um acordo viável economicamente para a realidade Brasileira e não para a realidade Européia que ele e todos nos almejamos para nosso glorioso Brasil.
A pista poderia ser ampliada facilmente para 3.500 metros para o lado do Jokey. São poucas as famílias que moram naquela região da ampliação da pista. As pessoas que sofressem com o impacto do lado da ampliação seriam removidas para lugares mais dignos do que onde elas moram atualmente. Na outra cabeceira, da Avenida Brasil, poderia ser feita uma área de escape desapropriando alguns imóveis criando-se áreas verdes para a população.
Aeroportos infinitamente mais movimentados como San Diego na California recebem milhões de passageiros e aviões de grande porte. San Diego por exemplo fica no meio da cidade, em uma região extremamente rica e desenvolvida. Lá feito um plebiscito e a população preferiu ampliar o aeroporto e fazer ele operar com segurança. Já foi inclusive matéria do Discovery Chanel.
Talvez se o Sr. Promotor não saiba mas pistas maiores permitem operações mais seguras, operações mais silenciosas. Um aeroporto maior e mais moderno atrairia maiores investimentos para a região do seu entorno. Infelizmente como está hoje a população vizinha do aeroporto vai continuar na pobreza e na marginalidade da sociedade porque algumas pessoas insistem em achar que nosso pais é Europeu.
ResponderExcluirQuerer um aeroporto grandioso novo acho utopia, discute-se a muito tempo um 3º aeroporto para a capital de São Paulo e até hoje nada. Será que vão “jogar fora” um dinheirão para construir um elefante branco em Ribeirão Preto sendo que em outros lugares há necessidades imediatas. Não seria mais plausível ampliar e estruturar o que existe, dar segurança para quem mora no seu entorno e quem utiliza o mesmo?
O ministério público tem que buscar o interesse público geral, primário e não o interesse público individual somente daqueles que ali residem. Há necessidade de uma ponderação de interesses, tentar conciliar o crescimento, a sustentabilidade e a dignidade para as pessoas que moram ali próximo ao aeroporto.
Com certeza um projeto bem feito e arquitetado com os interesses de quem quer um aeroporto internacional maior e desenvolvido juntamente com a defesa dos interesses da população vizinha que é carente de dignidade de serviços básicos poderíamos chegar a um desenvolvimento para aquela região da cidade. Levando dignidade a quem necessita.
Acreditar que investimentos públicos e privados serão feitos a curto prazo naquela região sem a internacionalização do Leite Lopes é devanear. Infelizmente os mecanismos que o Ministério Público possui são incapazes de forçar a iniciativa privada ou o poder público de fazer algum investimento naquela área tão marginalizada da cidade. Se o MP for a justiça buscar isto talvez com muita sorte em 10, 15 anos teríamos alguma resposta concreta.
Eu toda vez que vou ao aeroporto me pergunto se estou na mesma cidade que na Zona Sul ostenta ares Californianos e quando vou ao aeroporto na Zona Norte parece que estou chegando na África.