Se você pretende embarcar ou desembarcar no aeroporto de Ribeirão Preto durante uma chuva prepare-se para atrasos, dores de cabeça e no mínimo ficar bem molhado, correndo o risco de resfriar-se, gripar-se e até mesmo estragar uma viagem.
Todos que usam o terminal de passageiros de Ribeirão Preto sabem que o mesmo não oferece as mínimas condições de conforto para atender os usuários que ali embarcam e desembarcam. Alem dos inúmeros problema diários que existem no terminal, nos dias de chuva a situação complica-se e bastante.
Hoje dia 24 de dezembro um grupo de passageiros que desembarcavam de Navegantes pela WEBJET foi surpreendido por uma situação o quanto vexatória. O desembarque iniciou-se durante uma garoa. Como o aeroporto possui um único veículo para transporte de passageiros até o terminal e este veiculo é operado pela Passaredo em parceria com o DAESP e no momento do desembarque o mesmo não estava disponível. A única solução dada pelos funcionários da WEBJET e do DAESP foi informar que o desembarque deveria ocorrer mesmo assim e os passageiros deveriam percorrer pelo menos 300 metros até a sala de desembarque debaixo de chuva, VERGONHOSO!!!
Alguns passageiros com razão reclamaram e como foi informado que o DAESP não dispunha de veículo para transporte no momento e tão pouco a WEBJET dispunha de um ônibus para isto ou pelo menos de guarda-chuvas para disponibilizar aos passageiros alguns ficaram um tanto quanto exaltados com a situação. Alguns passageiros já apresentavam sintomas de gripe, resfriados o que poderia piorar a condição destes.
Neste momento a situação chegou ao ponto do ridículo pela falta de estrutura, coordenação e competência de todos que ali trabalham. Funcionários da WEBJET informando que os passageiros poderiam desembarcar pelo portão de embarque para evitar a chuva, e funcionários do DAESP dizendo que os mesmo deveriam continuar debaixo de chuva até a sala de desembarque. Alguns passageiros devido a total falta de informação acabaram entrando em um local restrito aos funcionários e minutos depois foram informados que deveriam retornar e dirigir-se debaixo de chuva até o desembarque.
Situações como esta devem se tornar freqüentes no Leite Lopes porque o número de vôos cresceu expressivamente no final de 2010, a estrutura aeroportuária é das mais precárias e a competência daqueles que administram o aeroporto é bastante questionável.
Porque será que o administrador do aeroporto até hoje nunca solicitou verba para o DAESP e para o Governo do Estado de São Paulo ou até mesmo para o Ministério da Defesa para aquisição de pelo menos 2 novos ônibus para transporte de passageiros. Porque nunca foi feita uma licitação para contratação de uma empresa que preste este seriço. Como desembarcara aeronaves com 148, 180 passageiros em um único veículo sucateado e ultrapassado que opera no aeroporto a mais de 15 anos. Questiono novamente para onde vai a taxa de embarque cobrada pelo DAESP? Melhorias para os passageiros é bem provavel que não.
Em alguns períodos durante o dia são de 5 a 6 desembarques simultâneos ou muito próximos como é que um único veículo que não comporta nem 40 passageiros vai dar conta da demanda? A situação do DAESP é crítica FALTA VISÃO, FALTA COMPETÊNCIA, FALTA PLANEJAMENTO.
Gostaria de saber como vai ficar se um dia seja por atrasos ou por aumento na demanda as 9 posições de estacionamento do pátio principal estiverem ocupadas para embarque e desembarque no terminal. Como que os passageiros vão circular pelo pátio, no mínimo se uma aeronave estacionar na posição 7,8 ou 9 serão 500 metros de caminhada pelo pátio até o terminal. A confusão será tremenda alem de colocar em risco as operações do aeroporto e a segurança dos passageiros.
É nítido que falta muita competência do Sr. Administrador bem como do Superintendente do DAESP que pouco importam-se com o conforto, com a segurança e principalmente com a saúde dos passageiros que desembarcam ou embarcam e são obrigados a encarar uma chuva até a aeronave.
A impressão que eu tenho é que o Governo do Estado e o DAESP estão empurrando com a barriga o terminal até o dia que for autorizado a privatização do mesmo. Será que é muito difícil administrar um aeroporto ou será que falta vontade política?
Podemos dizer que o Leite Lopes dentre os aeroportos brasileiros que transportam uma média superior a 500 mil passageiros anos é disparado o pior de todos. Em outros aeroportos de estrutura tão deficitária quanto as do de Ribeirão Preto como em Cuiabá, Campo Grande, aeroportos que até bem pouco tempo não dispunham de ônibus para o transporte de passageiros, a INFRAERO e as cias aéreas providenciam guarda-chuvas para todos os passageiros no momento do embarque e desembarque.
A WEBJET certamente não tinha noção da precária e pobre infra-estrutura do Leite Lopes, não prevendo também a incompetência do gestor Leite Lopes. É bem possível que o pessoal em terra da WEBJET tenha tentado fazer o possível para atender bem seus clientes como no caso citado querendo que os passageiros percorressem um caminho menos longo até o terminal.
A sugestão fica para os responsáveis pela empresa em Ribeirão é de que providencie guarda-chuvas para o embarque e desembarque e evitem que situações como esta ocorram. Se a empresa for esperar a boa vontade, e a disposição do DAESP e daqueles que tem competência para resolver tal problema situações como esta irão se repetir frequentemente no Leite Lopes toda vez que chover.
O passageiro não é obrigado a se molhar, correndo o risco de ficar doente seja no embarque ou no desembarque porque aqueles que administram o bem público são INCOMPETENTES, DESPREPARADOS e SEM VONTADE para resolver problemas pequenos.
VERGONHA...
Desembarque dos passageiros do voo 5892 de Navegantes em Ribeirão Preto no dia 24 de dezembro de 2010. Os passageiros primeiramente foram informados que deveriam caminhas pelo pátio debaixo da garoa caia naquele momento. Alguns foram pelo caminho próximo ao terminal onde existe algum tipo de cobertura. Durante o percurso um funcionário do DAESP desesperado interrompeu e tentou empurrar todo mundo pra debaixo da chuva no pátio, o que não ocorreu pois todos continuaram ali.
Neste momento o funcionário da WEBJET até pensou na possibilidade que os passageiros desembarcando entrassem pelo portão 3 e seguissem para o desembarque, mas foi negado onde os passageiros foram obrigados a continuar na chuva por mais 200 metros.
Passageiros caminhando na chuva.
Observe nesta foto que a competência daquele que fez o projeto, de quem aprovou o mesmo e daquele que executou a obra em nenhum momento teve a brilhante idéia de fazer a cobertura do embarque de tal forma que o ônibus ficasse embaixo dela, evitando que o passageiro se molhe. Ou seja mesmo quando o ônibus está disponível o passageiro vai se molhar querendo ou não. Será que o administrador do aeroporto não viu esta falha absurda no projeto de reforma e ampliação. Por isto eu não canso de dizer que falta competência do mesmo. O que fizeram no terminal foi uma grande maquiagem na tentativa de enganar a população.
Da mesma forma como ocorre no embarque no desembarque a situação é mais ridícula e vexatória no Leite Lopes. O ônibus para a pelo menos 10 metros de distancia da entrada da sala. Não existe nenhuma cobertura para o mesmo. A cobertura que aparece na foto é a cobertura das empresas aéreas onde ficam as bagagens que serão embarcadas.
Onibus parado para desembarque bem distante do terminal.
Fotos do interior do ônibus operado pelo DAESP. A situação é bastante deprimente. Sujo, molhado, velho. Se não fosse a boa vontade da Passaredo reformar o veículo o mesmo estaria em pióres condições. Mais uma vez VERGONHA e INCOMPETÊNCIA... Estas são as palavras.
OBS: As fotos do ônibus são do dia 19/12 quando também houve um tumulto porque vários voos desembarcavam ao mesmo tempo e somente este veículo estava disponível.
A prefeita de Ribeirão Preto possui bastante vontade e competência quando o assunto é melhorar a estrutura local. Ela deveria procurar o novo Governador e buscar soluções imediatas para o vergonhoso terminal. Cobrar uma pessoa mais preparada e competente para administrar o mesmo e não esperar que o governo empurre com a barriga até o dia que receba autorização para privatizar o terminal.
Primeira vez q vou viajar de avião e vou para num aeroporto com essas condições? Ê Brasil!!!
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