Photobucket

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Repórter da Rede Globo testa a segurança em vários aeroportos brasileiros.

Um repórter da Rede Globo realizou uma série de voos pelos principais aeroportos do Brasil transportando na bagagem despachada produtos que supostamente seriam proibidos como uma réplica de uma arma de fogo, grande quantidade em dinheiro cenográfico e açúcar que poderia chamar a atenção como se fosse uma droga.

O resultado assusta porque em nenhum aeroporto administrado pela Infraero ouve fiscalização nas bagagens. O descaso com os aeroportos brasileiros é tão grande que em Juiz de Fora/MG se quer existe equipamento de RAIO-X para bagagens de mão. No caso deste ultimo aeroporto o repórter embarcou para Guarulhos com a “arma” na bagagem de mão.


Recentemente o Jornal a Cidade questionou ao DAESP sobre a existência de um equipamento para checar as bagagens despachadas no Leite Lopes e a resposta da autarquia foi que em Ribeirão Preto não existe este equipamento, que isto seria de responsabilidade das cias aéreas.
Posso dizer que toda vez que o aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto fica sem energia elétrica o procedimento de checagem de bagagem de mão é feito manualmente como demonstrou a reportagem do fantástico em Juiz de Fora. Ou seja seria facilmente possível embarcar com armas de fogo ou explosivos no Leite Lopes toda vez que o terminal fica sem energia elétrica, o que é rotineiro no terminal, principalmente no período da tarde.
É uma vergonha que nossos governantes tratem a segurança aérea com descaso e amadorismo. Nos Estados Unidos é impensável e imaginável hoje em dia, pós 11 de setembro, que um aeroporto não tenha uma máquina de raio-x. Lá todas as bagagens são checadas pelo equipamento na tentativa de garantir maior segurança aos usuários.
Será que o DAESP a INFRAERO o Ministério da Defesa e a ANAC estão esperando um atentado terrorista para tomar as devidas providências na aquisição de tais equipamentos? É típico do Brasil esperar a “bomba” estourar para depois resolver problemas aparentemente simples. Não seria mais fácil adquirir tais equipamentos e treinar funcionários para inspeção de bagagens? Não seria hora do legislativo nacional criar uma lei que obrigue a inspeção por raio-x de todas as bagagens?
Reportagem completa do Fantastico

Aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto em mais um dia sem energia elétrica, o que obriga a inspeção manual das bagaens de mão sem a utilização de equipamentos de raio-x.

Um comentário:

  1. Vc viu essa noticia ?
    http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2011/01/08/dobra-o-numero-de-inscricoes-no-aeroclube-de-ribeirao-preto.html

    Tem conhecimento sobre a veracidade de tdas informações??
    Ouvi dizer por um colega aluno que tem 2 aviões voando (um Tupy e um Boeiro) só e que foi comprado um Cesnna que chegará só em fevereiro. E não 2 Cesnna chegando agora em janeiro...

    Se vc achar pertinente poderia publicar sobre isso tb

    ResponderExcluir