Photobucket

sábado, 15 de janeiro de 2011

Daesp começa a limpar e medir atrito na pista do Leite Lopes

JORNAL A CIDADE

Aspereza será testada paralelamente à retirada da borracha.

O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) começa a fazer nesta segunda-feira (17) a medição de atrito da pista do aeroporto Leite Lopes. O superintendente do órgão, Sérgio Camargo, chegou a Ribeirão Preto na madrugada de sábado para acompanhar o início do trabalho de desemborrachamento da pista e se reuniu com a prefeita Dárcy Vera.

No último dia 13, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu pousos e decolagens no Leite Lopes em dias de chuva, por causa do baixo nível de atrito da pista.

Foto: J.F.Pimenta / A Cidade

A limpeza da borracha, que vai se fixando na pista, foi iniciada à 0h de sábado e deve continuar a ser realizada da meia-noite às 4h30, para não interferir nas operações aéreas. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em uma semana.

"Concomitantemente vamos fazer a medição do atrito da pista, porque a superfície ao ficar limpa precisa ter uma aspereza dentro das normas."

Na opinião da prefeita Dárcy Vera, o trabalho deveria ter sido antes do derrapamento das aeronaves. "Não precisava esperar chegar a uma medida tão rígida [suspensão por parte da Anac]. Isso é um prejuízo para a população", diz.

Camargo afirmou que o Daesp pretendia iniciar o trabalho em novembro, quando foi aberta a licitação. "A licitação foi frustada e precisamos refazê-la. A empresa foi contratada apenas em dezembro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário