Photobucket

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Anac suspende pousos e decolagens em dias de chuva no Leite Lopes

Medida foi anunciada nesta quinta-feira (13) e tem validade a partir desta sexta, até que a pista passe por um processo que reduz o nível de emborrachamento.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu todos os pousos e decolagens no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, nos dias de chuva. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (13) e tem validade a partir desta sexta, até que a pista passe por um processo que reduz o nível de emborrachamento.
O nível de emborrachamento aumenta com a deposição de borracha dos pneus dos aviões na pista. Com o nível alto, diminui o atrito dos pneus e aumenta o risco de acidentes. Somente este ano, o Leite Lopes registrou duas derrapagens.
De acordo com a prefeita Dárcy Vera, ela foi comunicada da suspensão diretamente pelo diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Rubens Vieira.
Segundo a prefeita, a Anac já comunicou ao Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que administra o aeroporto e também as empresas aéreas. O órgão confirmou a notícia à reportagem do A Cidade.
O diretor do aeroporto, Álvaro Cardoso Júnior, disse que a limpeza começará neste sábado (15) e a estimativa é de que leve uma semana para terminar. Os voos terão que ser transferidos para outros aeroportos neste período.
A Anac explicou que o próprio Daesp fez uma medição do nível de emborrachamento da pista e constatou que estava alto. A administração do aeroporto teria comunicado à Anac e informado que faria o trabalho neste sábado. Mas diante dos riscos, a Anac optou pela suspensão nos dias de chuva.
Entenda
Luiz Alberto Bohrer, especialista em segurança em Aviação da Air Safety Assessoria Aeronáutica, explica o que ocorre para o emborrachamento da pista, como no Leite Lopes. "Quando o avião pousa, o pneu está parado, não está rodando. Quando toca na pista, até pegar na rotação, ele derrapa, dá uma raspada. Como um carro quando freia e a roda trava, deixa marca de pneu no chão. Esse atrito que ele sofre, perde pedaço de borracha. Esse fragmento de borracha cria uma camada e deixa o asfalto mais liso."
De acordo com Bohrer, quando há o emborrachamento, é como se o asfalto tivesse um tapete, com menos atrito para o avião frear, aumentando o risco de derrapagem. Segundo ele, para resolver o problema, é preciso uma lavagem sob pressão, que tira a borracha da pista.


VIVA A ADMINISTRAÇÃO DO DAESP E DO GOVERNO PAULISTA.

Cópia do e-mail enviado pelo Diretor da ANAC.

Cara Prefeita,

Um adendo á informação anterior: devido ao pavimento tornar-se escorregadio quando molhado, e por isso, as operações nestas condições deverão ser suspensas.

De: Rubens Carlos Vieira
Enviada em: quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 17:44
Para: 'prefeita@ribeiraopreto.sp.gov.br'
Assunto: Ribeirão

Cara prefeita,


Conforme conversamos, a ANAC expediu um NOTAM (NOTICE TO AIRMEN) informando aos aeronavegantes que a pista do aeroporto Leite Lopes ( RWY 18/36) passará por obras de desemborrachamento a partir de 18/01/2011, no período das 2:30h a 6:30h, e que até a conclusão da referida obra, é necessário cautela nas operações, devido ao pavimento tornar-se escorregadio quando molhado.

Att.

Rubens Vieira
Diretor de Infraestrutura Aeroportuária
http://darcyvera.blogspot.com/2011/01/copia-do-e-mail-enviado-pelo-diretor-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário