Photobucket

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Em feriado, Leite Lopes fecha de novo

FOLHA RIBEIRÃO

Chuva voltou a parar as operações no aeroporto de Ribeirão; passageiros tiveram de ir de ônibus para São Paulo

Falta de informações foi alvo de queixas; Daesp diz que a retirada de borracha da pista está dentro do cronograma


Foto: Silva Júnior/Folhapress
Passageiros aguardam em terminal do aeroporto Leite Lopes, que ontem voltou a terapista fechada com as chuvas

DE RIBEIRÃO PRETOPela terceira vez em uma semana, a chuva fez o aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão, paralisar as operações, ontem, em mais um dia de transtornos para passageiros. Oito voos foram cancelados e três sofreram atrasos.
O aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens durante cerca de quatro horas, das 10h30 às 14h30. O terminal ficou lotado e parte dos passageiros reclamava da falta de informações.
A nova interrupção nas atividades é reflexo da determinação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que na quinta-feira da semana passada proibiu operações no aeroporto sob chuva.
Do lado de fora do Leite Lopes, ônibus mantidos na "reserva" por companhias aéreas voltaram a ser acionados ontem, o que causou mais revolta de passageiros.
A doceira Maria Aparecida dos Santos Oliveira foi colocada em um dos ônibus rumo a Guarulhos. Ela tinha voo marcado às 12h35 para Salvador, pela Webjet.
"Vamos ter de ficar mais tempo na estrada do que no avião", disse ela, por telefone, quando estava no ônibus rumo à Grande São Paulo.
Maria Aparecida teve de enfrentar a viagem de cerca de quatro horas e meia de ônibus até o aeroporto de Guarulhos, de onde deveria embarcar em um voo para Salvador apenas às 20h35.
Já a advogada Adriana Bonafin, que viajaria para Juazeiro do Norte (CE), reclamou do clima de insegurança sobre a pista. "Reformaram o terminal de passageiros, ficou bonito, mas não deram prioridade à segurança."
Passageiros de voos que tinham Ribeirão como destino também foram afetados. Um voo da TAM que ia de Congonhas (SP) a Ribeirão precisou ser desviado para pouso em São José do Rio Preto.

PISTA
Segundo a Anac, não há prazo definido para liberação integral da pista. De acordo com a assessoria da agência, só depois que o Daesp concluir a retirada da borracha e enviar um relatório sobre as condições de atrito é que será possível prever.
O Daesp, por sua vez, informou que a limpeza e a medição de atrito da pista estão dentro do cronograma e devem terminar amanhã.
Passageiro deve ser avisado antes, diz especialista
DE RIBEIRÃO PRETO

Reclamações de passageiros sobre a falta de informações em relação à operação do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão, têm sido comuns nos últimos dias.
Esse quadro contrasta com a situação que deveria ser a ideal, diz a coordenadora da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) e colunista da Folha, Maria Inês Dolci.
Segundo ela, as empresas deveriam informar, no momento da venda da passagem, sobre a possibilidade de paralisação das atividades no terminal. Ela diz que, independente do problema na pista, as companhias são responsáveis por dar assistência aos clientes

Nenhum comentário:

Postar um comentário