Photobucket

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Anac veta voos em Ribeirão com chuva ( FOLHA RIBEIRÃO)

Proibição de pousos e decolagens vale a partir de hoje, de acordo com o Daesp, que administra o Leite Lopes

Motivo é o excesso de borracha dos pneus das aeronaves que, com o tempo, se acumula no asfalto da pista



                                           Edson Silva - 3.jan.2011/Folhapress

Aeronave da Webjet se prepara para decolar no aeroporto Leite Lopes em dia chuvoso; situação foi vetada pela Anac

ARARIPE CASTILHODE RIBEIRÃO PRETO

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou ontem que estão proibidos os pousos e decolagens no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, sempre que a pista estiver molhada.
O motivo da proibição é o excesso de borracha dos pneus dos aviões que, com o tempo, se acumula no asfalto. A determinação vigora até que o governo do Estado retire o material da pista.
O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), órgão que administra o aeroporto. As empresas que operam no Leite Lopes foram comunicadas à noite da decisão via "notam", um alerta de segurança.
Segundo o Daesp, o veto vale a partir de hoje.
A prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (DEM), não tem qualquer competência na administração do aeroporto, mas aproveitou o fato para sustentar a bandeira pela internacionalização do terminal, além de declarar guerra abertamente ao Daesp.
"É uma lentidão que não consigo entender. Se o Daesp não consegue ou não quer olhar para o aeroporto como Ribeirão merece, que passe [a administração] à Infraero [estatal responsável pelos principais aeroportos]."
A pista emborrachada é um problema conhecido pelo Daesp há mais de dois meses. Em novembro, o departamento abriu licitação para contratar a empresa que faria a remoção da borracha ao custo de R$ 406 mil aos cofres do Estado.
Ontem, em nota, o Daesp disse que pediu autorização da Anac para antecipar o trabalho para a 0h do dia 15 e que esperava uma resposta.

INSEGURANÇA
O empresário Flávio Wagner Gomes, 60, que utiliza o aeroporto Leite Lopes em média cinco vezes por mês, disse estar inseguro em relação à suspensão dos voos durante as chuvas.
"Se houve a suspensão, é porque algo está errado. Não sabemos ao certo o que está ocorrendo e me sinto inseguro para entrar num avião que sai ou chega de Ribeirão."
Ontem, Gomes pegaria um voo às 18h30 para o Rio, mas foi informado no check-in que não sairia antes das 19h30. "Além de tudo, ainda temos que aguentar esses atrasos intermináveis. Voar hoje em dia é realmente uma prova de paciência."

Dárcy bate boca com dirigente do Daesp DE RIBEIRÃO PRETO

A prefeita Dárcy Vera bateu boca com o superintendente do Daesp, Sérgio Camargo, ontem. Ela chamou a imprensa em seu gabinete, ligou para o representante do órgão e acionou o viva-voz diante dos jornalistas.
"Acho um absurdo a Anac ter de suspender voos em Ribeirão Preto", dizia ela com tom agressivo ao superintendente.
Dárcy questionava a demora para o Daesp retirar a borracha dos pneus acumulada na pista.
Camargo respondeu que não havia suspensão dos voos, mas apenas uma recomendação de cautela aos pilotos. "O senhor está tentando minimizar o problema", retrucou Dárcy.
Até aquele momento -por volta das 17h40- o Daesp não tinha recebido o comunicado da Anac para suspender voos no Leite Lopes com pista molhada.
Segundo a Anac, havia uma "notam" de cautela antes do comunicado sobre a suspensão dos voos.
Às 18h45 de ontem, a assessoria de imprensa do Daesp divulgou, em nota, que o departamento havia "acabado de ser informado" sobre a proibição.
Procurado pela Folha, Camargo não comentou o fato de Dárcy tê-lo exposto no viva-voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário