Photobucket

domingo, 23 de janeiro de 2011

Leite Lopes, o aeroporto que o Daesp não quer - JORNAL A CIDADE

Aeroporto de Ribeirão Preto é o único no País que tem o terminal de cargas administrado pela iniciativa privada.

No ano passado, o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) apresentou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) projeto para a concessão da administração de todos os 30 aeroportos administrados pelo órgão, entre eles o Leite Lopes, o maior dos aeroportos estaduais.

Em 2010, o aeroporto de Ribeirão ficou em 21º 33º lugar em movimentação de passageiros entre todos os aeroportos brasileiros. Os 20 primeiros são administrados pela Infraero.

O projeto do governo do Estado, apresentado na administração passada ao governo federal, previa a transformação do Daesp em agência de fiscalização e de interligação entre as administrações privadas e os órgãos federais. O projeto apresentado na época pelo superintendente do Daesp, Sérgio Camargo, que continua no cargo, previa a transferência para a iniciativa privada através de PPPs - Parceira Público Privada.

Ribeirão Preto
O aeroporto Leite Lopes já possui parte de sua estrutura privatizada. Em 2003, através de uma concessão, o Estado privatizou o terminal internacional de cargas, que deverá ser construída este ano pela Tead, empresa vencedora da licitação.
Segundo a reportagem apurou, existe hoje no mercado uma expectativa de que, se o governo federal privatizar os principais aeroportos, o governo estadual faria o mesmo logo em seguida. O Daesp não confirmou se o atual governo do Estado discutirá a privatização dos aeroportos.

* Matéria do Jornal a Cidade - O Jornal utilizou-se de dados errados porque o leite lopes é o 33o e não 21o  mais movimentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário