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sexta-feira, 11 de março de 2011

FOLHA RIBEIRÃO - Sem grooving, pneus de 3 aviões estouram ao pousar, diz Webjet

Falta de ranhuras na pista do aeroporto Leite Lopes gera reclamação das empresas

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO 

A falta do grooving (ranhuras) e de uma drenagem adequada na pista do aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, foram responsáveis pelo estouro de pneus de três aeronaves da Webjet Linhas Aéreas na semana passada, segundo a empresa.
O problema foi relatado à Folha por funcionários e confirmado pela companhia. Segundo a Webjet, o acúmulo de água sobre a pista gera maior esforço do sistema de frenagem das aeronaves, desgastando os pneus.
A empresa aérea não foi a primeira a registrar problemas com a pista. Em janeiro, em dia chuvoso, uma avião da Passaredo deslizou ao aterrissar e só parou na grama, a cerca de 15 metros do limite da pista.
Segundo o chefe do departamento de engenharia aeronáutica da USP de São Carlos, Fernando Martini Catalano, a implantação do grooving torna a frenagem dos aviões mais eficiente, além de auxiliar na drenagem de água da pista.
"É incrível [o aeroporto de Ribeirão] ainda não ter grooving e o de Franca, que não tem quase nenhum movimento se comparado ao de Ribeirão, já ter as ranhuras na pista", disse.
O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) disse não ter sido informado do estouro dos pneus, mas que sabe que a falta das ranhuras gera maior esforço de frenagem.
Disse ainda que abriu licitação de R$ 3,1 milhões para implantar o grooving na pista -a obra deve terminar até o fim do ano.

Um comentário:

  1. Nossa, sabe o que é mais engraçado nessa história?

    Porque somente os Pneus das aeronaves da WEBJET estouram?

    Porque se o problema realmente esta na pista, então era para ter Pneus dos Airbus da TAM, ATR's da Azul, Pantanal e TRIP, ERJ-145 da Passaredo estourando, não é verdade?

    Acompanho todo dia, pousos e decolagens das aeronaves no aeroporto, e os Comandantes da WEBJET vivem passando do ponto de toque na pista, quando recentemente uma aeronave da WEBJET estourou seus Pneus, eu acompanhei o pouso, o Comandante tocou uns 15 metros após a área de toque, e ainda deu uma bela quicada e em seguida uma pancada na hora do pouso, se eles aprenderem a pousar no limite certo da pista, talvez não tenha que abusar no freio e assim economizar pneus, ou pode ser também a qualidade dos Pneus, já que as aeronaves são antigas, vai ver que os Pneus também são!

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