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sábado, 12 de fevereiro de 2011

Desapropriações custariam R$ 19 mi para alterar pista do Leite Lopes

Alteração na pista do aeroporto de Ribeirão demanda desapropriação no entorno e alcançaria avenida: R$ 19 mi para comprar terrenos ao redor
Hélio Pellissari - Jornal A Cidade
Estudo feito pela prefeitura de Ribeirão Preto mostra que será necessário investimento de R$ 17,6 milhões (com valores venais de 2009) em desapropriações para a readequação da pista do aeroporto Leite Lopes. Em valores atualizados, o montante chega a R$ 19,3 milhões.
O levantamento feito pelo município mostra que será preciso desapropriar uma área de 447,76 mil m², equivalente a 44 quarteirões.
A readequação da pista para que ela possa ter 2,1 mil metros úteis foi fechado em acordo entre a prefeitura, Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) e ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em setembro do ano passado em Brasília.
O estudo feito pela prefeitura mostra como ficaria a pista com a readequação. Segundo o Coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura de Ribeirão, Ivo Colichio, o levantamento mostra como ficariam as modificações. No projeto, a pista se estenderia pela área onde hoje passa a avenida Thomaz Alberto Whately.
"Nós não fizemos um projeto, apenas apresentamos um esboço do que pode ser feito. O projeto executivo terá de ser feito pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo)", explicou.
Sistema viário
Colichio explicou que o estudo mostra também algumas alternativas viárias para o fechamento da avenida Thomaz Alberto Wately. Uma das alternativas apresentadas seria o desvio pela avenida Orestes Lopes de Camargo, no entorno do Jockey Clube, que seria a área mais atingida com as modificações.
De acordo com Colichio, o sistema viário pode ter outras alternativas, como a extensão da avenida Moura Lacerda até a rodovia Anhanguera. "Acho que é uma questão que deve ser estudada com calma, mas não é um problema que inviabiliza a ampliação", afirma o coordenador.
Pela proposta sugerida pela prefeitura, com as mudanças viárias não seria necessário construir um túnel sob a pista na avenida Thomaz Alberto Wately, como já foi levantado em outro projeto já apresentado e que encareceria muito o orçamento.

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