Photobucket

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Governador anuncia investimentos no aeroporto. E garante internacionalização de cargas e passageiros.

Em visita à cidade de Ribeirão Preto neste sábado 12 de fevereiro o governador Geraldo Alckmin confirmou investimentos estaduais no terminal de Ribeirão Preto.

Em uma entrevista ao vivo ao Jornal da Clube/Band foram anunciados investimentos na pista de pouso e no terminal de passageiros. Serão licitados nos próximos meses grooving para os 2.100 metros da pista de pouso para oferecer maior segurança aos usuários. Também será licitada uma ampliação do pátio de aeronaves que hoje comporta 12 aeronaves tipo 737 simultaneamente.



Alem deste investimento será reforçada a sinalização da pista principal e da pista de taxiamento, bem como reforço destas. Serão feitos investimentos paisagísticos no entorno do terminal de passageiros alem de adequações para o conforto do usuário.

Na entrevista o governador informou que vai propor ao Ministério Público paulista que se feche um novo acordo, um novo TAC, para possibilitar a ampliação da pista de pouso para 2.500 metros o mais breve possível. Toda a infra estrutura requerida pelo MP para se chegar a um novo TAC e a possível permissão da ampliação da pista, como desapropriações, investimentos na comunidade serão arcados pelo governo estadual e municipal.

Quanto ao terminal de cargas segundo Alkimin em breve o mesmo estará em pleno funcionamento e será o primeiro terminal privado dentro de um aeroporto público no país.

Feitas as promessas resta ao usuário e ao cidadão acreditar mais uma vez na competência e determinação do DAESP e do Governo do Estado.

Espero que o Ministério Público tenha um pouco de boa vontade, empenho e principalmente enxergue a realidade de Ribeirão Preto e do Brasil, caindo na real que não vivemos em um pais de 1º mundo onde tudo é lindo e cor de rosa.

O órgão deve refletir que ao invés de proibir investimentos e melhorias, seria muito melhor e racional manter o aeroporto naquela região e requerer investimentos sérios e bem planejados para aquela população tão marginalizada e esquecida pelos governantes durantes muitos anos em troca da liberação da ampliação do aeroporto.

O ilustre membro do MP tem uma moeda de troca na mão que o possibilita reivindicar quase tudo dos representantes do Executivo municipal e estadual, já que é notório o empenho da prefeitura quando o assunto é aeroporto. Se o MP pedir um hospital público padrão hospital das clínicas do lado do aeroporto, favorecendo diretamente aqueles “pobres” moradores em troca de liberação de uma pista de 3 km, eu tenho certeza que do dia pra noite será feito o investimento e verba pra isto vai surgir num piscar de olhos.

Um novo TAC exigindo investimentos públicos coordenados será a melhor forma de se chegar a um acordo bom para ambas as partes. Seria totalmente irracional o governo investir 200 milhões de reais em um novo aeroporto e deixar aquela população pobre, esquecida e flagelada que mora próximo ao aeroporto da forma que eles estão desde sempre.

É idealismo de mais dos que defendem o fechamento do aeroporto imaginar que do dia pra noite o aeroporto sai e investimentos milionários seriam feitos. Sonhar com investimentos naquela região após a possível saída do aeroporto de lá é no mínimo uma visão deturpada da nossa realidade brasileira. Se morássemos na Europa seria lindo e maravilhoso pensar assim. Em Berlin na Alemanha foi fechado um aeroporto que depois de muitos anos abandonado virou um grande parque vazio ainda. Um eventual fechamento do Leite Lopes vai transformar sua área em um imenso matagal que colocaria a saúde da população como um todo em risco.

Todo mundo sabe que a região do aeroporto hoje é esquecida tanto pela iniciativa privada, quanto pela pública. A região passa longe do “boom” imobiliário da cidade, dos grandes investimentos privados que são feitos. Se o aeroporto sair de lá teremos um vazio urbano gigantesco e uma população mais distante ainda da realidade econômica pujante da “Califórnia brasileira”.

Um comentário:

  1. Olá parceiro

    Fiz o Flight Report POA-RAO. Amanhã irei postar o RAO-POA

    http://poaaovivo.blogspot.com/2011/02/fr-webjet-5704-porto-alegre-ribeirao.html

    Se quizer postar o RAO-POA eu autorizo :D

    ResponderExcluir